Família: Ainda há Esperança.

Uncategorized

Família: Ainda há Esperança.

 

“Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas;crê somente, e será salva”.
 (Lucas 8:50)

                 A família como qualquer outra instituição social está sujeita a experimentar vários tipos de mudanças seja no âmbito estrutural ou funcional. A vida em sociedade é a vida da própria família e não há como desmembrar esse mecanismo um do outro. A vida dentro da família é que vai nortear o nosso comportamento quanto sociedade estabelecida. Aqui é que enfrentamos o nosso maior desafio em lutar pelos bons princípios que sustentam a família e que mantém a sociedade dentro de padrões de convivência. Poderíamos dizer que tudo começa na família e termina na família. Os erros e acertos fazem parte da existência dessa instituição divina. Não tem sido fácil! Entretanto, a família está viva e continua mantendo a esperança diante dos seus mais diversos conflitos.
               
                  O versículo acima fala de uma grande crise na família de um homem, um pai, um líder religioso. É a luta do homem chamado Jairo diante de uma grande necessidade, a saúde de sua filha. Ela estava muito enferma a ponto de vir a óbito. Quando Jairo percebeu que já tinha feito de tudo usando as suas condições e sua influência social, para tentar sanar a crise que se abateu dentro do seu lar, acordou para a realidade. Enxergou a sua impotência sua limitação. O texto não diz, mas imagino esse pai correndo em direção a toda estrutura que a sua influência social lhe dava. Afinal, havia um grande problema dentro da sua casa. Estava quase perdendo a melhor jóia que possuía.  

“… porque sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte…” 
(Lc 8:42) 
 

                   Assim como Jairo, a família do século XXI tem experimentado alguns tipos de “mortes”. A morte física, fruto da degradação moral está acabando com muitas famílias. A família enfrenta a morte no seu dia a dia pela falta de perdão e respeito dos seus membros. Não há mais a mesa, o olho no olho e o abraço. A distância de um mundo que “vive” conectado, mas que aos poucos mata o verdadeiro sentido de se estar perto. A cada dia algo morre dentro da família. Precisamos de uma reação.
                   A família luta contra a pior crise de drogas devastadoras que matam diariamente milhares e milhares de jovens. Famílias estão enterrando seus entes queridos. A morte entrou nos nossos lares. O Brasil está de luto diariamente. E o que fazer diante desse caos estabelecido? A grande verdade que as pessoas não estão sabendo que atitude tomar para resolver as crises dentro da família. Parece que as forças, que a resistência está indo embora e que é mais fácil entregar os pontos. Não podemos perder a esperança. Há uma saída e iremos de encontro a ela. Não vamos nos render. Há um milagre chegando!

     
                 Jairo teve que tomar uma decisão diante da sua extrema necessidade. Diz o texto: 

      Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa.
 (Lc 8:41)
 

                 Quando ele percebeu que estava no fundo do poço das suas emoções e que já tinha feito de tudo para tentar salvar a sua filha, correu até a pessoa de Jesus. Esqueceu dos seus status e do que poderia acontecer por ter ido procurar Jesus. Mais importante que status, dinheiro e poder é a saúde da nossa família. Jairo tomou a atitude correta. Olha, haverá momentos que o dinheiro e toda estrutura que dispusermos não poderá nos salvar. Não! E não adianta ficar relutando. Precisaremos ir até Aquele que é o Senhor da vida e da morte, reconhecendo que as nossas forças estão se exaurindo. Precisaremos nos prostrar e suplicar que Ele venha até a nossa casa e que ajude a nossa família a vencer as crises que ela possa estar vivendo. É certo que se clamarmos por Sua ajuda, Ele virá até a nossa casa para nos socorrer.

         “… e Jesus foi com ele…” 
       (Lc 8:42 b).
     
                    A família está atravessando um grande momento como nunca na sua história. Há uma conspiração do inferno e bem orquestrada que se levanta em todas as nações contra a família. É luta espiritual. São leis que já estão quebrando todos os bons princípios de convivência familiar. O que fazer diante disso? Confiar a nossa família nas mãos de Jesus Cristo. Ele virá ao nosso socorro e nos dirá o mesmo que disse a Jairo:

“…Não temas; crê somente, e será salva”. 
(Lc 8:50 b)
 

                      Ainda há esperança para as famílias! Aleluias! Havia uma grande multidão esperando a chegada daquele pai para-lhe dizer: Acabou! Você perdeu! É assim mesmo que acontece. Infelizmente, existem muitos que ficam esperando a nossa ruína diante de um problema familiar para nos condenar dizendo que falhamos. Se dermos ouvidos a essa multidão, não veremos o milagre de Deus dentro de nossa casa. Por isso Jesus falou ao coração aquele pai para que ele permanecesse crendo que as coisas mudariam. Creio que o Senhor tem nos falado diante de toda essa crise que se levanta contra a nossa vida e família. Filho (a) continua crendo! O teu milagre está chegando!

            O quadro era o da impossibilidade, mas quando Jesus Cristo está presente as coisas tomam novas formas. A morte dá lugar a vida, o ódio dá lugar ao perdão e o desespero dá lugar a esperança. Em nome de Jesus Cristo ainda tem muita coisa boa para acontecer na vida da nossa família. O poder de Deus virá e nos restaurará. Família: Ainda há Esperança!
 
 
 
Pastor Francisco Rosa  
prfranciscorosa@hotmail.com


Família: Ainda há Esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *