Viva os sonhos de Deus, viva o perdão.

Uncategorized
Viva os sonhos de Deus, viva o perdão.



(…) José, o sonhador, tinha todos os motivos para ser uma pessoa derrotada, frustrada, um murmurador, um doente da alma e amargurado de espírito. A sua história é uma história de sonhos, mas também da inveja por parte dos próprios irmãos. É também uma história de amor e perdão. Depois de ter sido expulso do convívio familiar pelos próprios irmãos, depois de ter a sua túnica roubada; depois de ter sido jogado em um buraco profundo e ter vivido uma vida de muitas lutas e apertos em um país distante, e sendo lançado em uma prisão, ele ainda continuava sonhando. Ele tinha todos os motivos para desistir da vida e dos seus sonhos. O segredo do sucesso, ele nos ensina: Jamais desista!    

José não permitiu que o ódio, a ira e as decepções contaminassem o seu coração. “Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais” (Gen.37:5). O poder que havia no espírito desse homem sonhador era sobrenatural. Era mesmo o poder de Deus! Qual o poder que está governando a tua vida?

José lutou e não se entregou diante de tudo que se opusera aos seus sonhos. Ele não permitiu que as circunstâncias externas matassem seus sonhos. Havia um grande conflito na sua alma e espírito, contudo ele continuou caminhando na direção aos seus ideais. Fisicamente poderia estar preso, mas a seu espírito e alma estavam livres e a cada manhã da sua existência, continuava regando as sementes chamada sonhos.

José, mesmo na terra do Egito, depois de muitos sofrimentos, soube perdoar a traição dos seus irmãos. Na verdade, ele nunca se considerou como escravo, pois se encontrava liberto pelo poder do perdão. Um homem que não se permite dominar por suas emoções será um homem livre. E sendo livre, será feliz, dinâmico, terá visão da vida e das necessidades das pessoas. É um homem que aprendeu a dominar e não a ser dominado. Isso não é fácil! É um processo continuo no mundo das nossas emoções que exigirá disciplina diária.

Se você é um “José” nessa geração, e tem sonhos; ideais e propósitos, comece a se prepara para o preço. Eles custam caro! Você será odiado. O segredo é transformar todo ataque em forças para a concretização dos sonhos. É proteger a mente e o coração contra as palavras contrárias. Nada de atacar as pessoas com as mesmas armas com que nos atacam. Na nossa vingança está a nossa derrota. Afinal, você é uma pessoa curada e não vai permitir que nada, absolutamente nada te impeça de viver nas dimensões superiores da vida. O sonhador precisa aprender que na escola de Deus, há uma disciplina chamada perdão. E se ficar reprovado nessa matéria, não poderá viver os sonhos de Deus. Então, realize seus sonhos. Perdoe!

A história de José ainda acontece nos dias atuais e nos lugares mais diversos. Ela pode estar acontecendo nesse exato momento. Quantos “Josés” tiveram suas túnicas ministeriais e sacerdotais roubadas? Ter uma túnica naquela época era ter respeito, honra, admiração, era ser amado. Será que a vida lhe roubou a sua túnica? Há momentos em que isso acontece na vida. Os relacionamentos nos trazem decepções e amargura. Nos sentimos como que vendidos, sem valor. As pessoas que pensávamos ser nossos amigos nos querem ver no fundo do poço. Nos sentimos aprisionados nos debatendo nas paredes dessa “prisão” e sem encontrar uma porta de saída. É a prisão da alma, onde sentimos que os nossos sonhos estão morrendo. Onde o medo torna-se o nosso tormento de dia e de noite.

Se isso está acontecendo na tua vida, há uma palavra de Deus para você. Não é o fim da tua história! Pode estar sendo o começo de algo grande e duradoura na tua vida. Há um poder sobrenatural dentro de você capaz de te levantar de qualquer situação que possas estar vivendo. Esse poder vai explodir todas as portas e corrente que tentam aprisionar a tua alma. É o poder do Espírito Santo de Deus! Você está preste a viver os melhores momentos da tua vida. Você ainda verá os teus sonhos realizados. Deus vai te visitar e quando isso acontecer você dará o vôo da águia e o rugido do leão. Vai acontecer!

Você é amado de Deus, você é extremamente especial para Deus. Ele vai te dar uma túnica nova que nunca ninguém usou. É especial! Foi feita pelas mãos do próprio Deus, exclusivamente para você. Você só precisa tomar uma atitude: A de perdoar todos aqueles que lhe ofenderam. Não permita ser vencido pelas dolorosas experiências do “Egito”. Não tente buscar explicações. Perdoe! “… perdoai e sereis perdoados…” (Lucas 6:37b).

A atitude de José em perdoar veio para abençoar seus irmãos, que eram escravos da consciência. Apesar de todo sofrimento pelos quais passará, José era um homem feliz e prospero, pois dentro de si era livre de qualquer sentimento de vingança. José sabia que no ato de perdoar os irmãos, estaria contribuindo para que houvesse uma cura interior nos corações dos irmãos. Precisamos entender que quando liberamos perdão ao nosso próximo, estamos liberando-os das prisões espirituais e também nos tornando livres. Muitos relacionamentos que um dia foram quebrados poderão vir a renascer se houver coragem de nos humilharmos e de nos perdoarmos.

José, o sonhador, estava no Egito, mas o Egito, não estava dentro dele. Ele não aceitou os princípios do “Egito” que diz que devemos pagar as ofensas com a mesma moeda. Ele preferiu dar a outra face. Na terra do “Egito”, aprendemos desde cedo, que homem não perdoa; homem não chora. Aquele que nasceu de novo não faz mais parte do sistema maligno da terra do “Egito”. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo”.(II Cor. 5:17)

Há muitas bênçãos de Deus para a nossa vida e temos que conquistá-las. Chega de coisas velhas! Vamos viver o novo de Deus a cada dia. Fuja do “Egito”!

Perdoar nunca será uma tarefa fácil, mas é o segredo para uma vida espiritual saudável. É o caminho para uma vida de liberdade. Chega de carregar fardos pesados. Você não nasceu para isso. Carregando esses fardos você não conseguirá viver e tão pouco chegar a qualquer lugar. O único lugar que você poderá chegar mais cedo é na sepultura. Não seja um doente em fase terminal. Perdoe! (…)


Pastor: Francisco Rosa 

prfranciscorosa@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *