Oração

Uncategorized

Oração


“Deus não faz nada, a não ser em respostas à oração”.
(John Wesley)


“Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”.
(João 16:24)


O que é oração?


        Oração é falar com Deus e permitir que Ele também nos fale. É dialogar e não monologar. Devemos ter o cuidado de não nos encontrarmos falando sozinhos e pensar que estamos orando. A oração é uma arma poderosíssima na batalha espiritual. Você quer vencer no seu dia a dia? Então ore! Busque a face de Deus através da oração. Não desanime. Continue orando e a sua vitória virá.


      Eu não quero te desanimar, pelo contrário, mas preciso dizer que todo aquele que se dispuser a ter uma vida de oração vai pagar um alto preço. O grande problema é que queremos as bênçãos de Deus, mas não estamos dispostos a pagar o preço. Meu querido, não desanime continue orando e verás o quanto à oração é importante na caminhada da fé. 

“Muito pode, por sua eficácia, a oração do justo”.
 (Tiago 5:16b)

      Oração não significa que a nossa vontade irá prevalecer. É justamente aqui que muitos “brigam” com Deus e fazem até biquinho. No seu livro: Oremos (Editora Vida) Watch man Nee nos diz que : “…A oração significa que nossa vontade está do lado de Deus. Fora disso não existe oração…” Com o modismo da mentirosa teologia da prosperidade pregada na maioria dos púlpitos não existe lugar para as palavras do Senhor Jesus Cristo. 

“Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.” (Matheus 26:42) 

        Deus é imutável e o que Ele já determinou não mudará por causa das nossas orações. A Sua vontade sempre prevalecerá sobre a vida daqueles que o buscam através da oração. 

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. 
(Romanos 12:2)

     Oração é a vontade de Deus prevalecendo sobre o reino dos homens através das orações desse mesmo homem.

   Quais as formas de oração?É preciso desmistificar os pensamentos que ao longo dos anos foram formados na mentalidade cristã sobre o assunto tratado. Criamos uma configuração física e legalista e a embutimos como peça que “faz” funcionar as nossas orações. Isso é errado e anti-bíblico.
   Não é o termo e a gravata que vai fazer com que Deus ouça as nossas orações. Não é o cabelo longo ou a cabeça raspada, tão pouco a nossa postura física, se em pé ou ajoelhados ou assentados. Vamos sempre respeitar as pessoas que praticam essas formas criadas pela nossa tradição. O perigo é querer impor isso como regra de oração. A nossa postura seja ela qual for não impressionará a pessoa de Deus. Deus sonda o mais profundo do nosso ser.
    “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”. 
(Salmo 34:18)

     Jesus nos mostrou a forma certa da oração que era completamente diferente da postura dos fariseus que faziam questão de serem vistos pelas pessoas com suas barbas longas e suas vestes “especiais”.

  “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.
 (Mateus 6:6) 

Existe oração forte?


   Também, precisamos desmistificar esse ponto. Tem gente que pensa que pode manipular Deus através da entonação de voz durante a oração. É aquela voz tipo “Cid Moreira” anunciando o fim do mundo no Fantástico. Não é pela voz forte, fraca ou pelo muito gritar que as nossas orações tocarão o coração de Deus.

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos”. 
(Mateus 6:7)


   A nossa oração não é forte, o Deus a quem oramos é o que tem todo o poder. Ele é conhecido como o grande El Shadai, o Deus todo-poderoso. O termo oração forte nasceu dentro do espiritismo mas, infelizmente anda em alta dentro do circuito evangélico. Cuidado com a tal de oração da irmã fulana e do irmão sicrano. Oração é feita por homens e mulheres pecadores, falhos e doentes da alma e que são respondidas pelo Deus que é o Senhor Iavé, perfeito e soberano que tem o controle de todas as coisas. Logo não há nenhum poder “mágico” em nossas palavras quando nos dirigimos a Deus em oração. Vejamos alguns homens da Bíblia que não eram super-homens da tal “oração forte” mas tiveram que orar:

   * Moisés diante do “grande” Mar Vermelho clamou ao Senhor 
   “Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem”. 
(Êxodo 14:15) 
   *Jonas estava no fundo do “poço”, digamos no fundo do mar das angústias. 
   “E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe e disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz”.
 (Jonas 2:1-2) 
   * Ana estava com a alma amargurada, queria ter um filho. 
   “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito… Continuando ela a orar perante e Senhor. 
(I Samuel 1:10-12) 
   * O profeta Elias diante da seca e da escassez 
    “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra”.
(Tiago 5:17)
    *Paulo e Silas na prisão depois de realizarem uma obra de evangelização. 
    “Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam”.
(Atos 16:25) 
    *O Senhor Jesus Cristo no Getsêmani no seu momento crucial.
    “E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”. 
(Mateus 26:39) 
     Precisamos melhorar a nossa vida de oração pois ela é fundamental para o nosso crescimento cristão e certamente o reino de Deus crescerá a medida em que a Sua igreja orar. As lutas sempre existirão na caminhada da fé mas, Deus nos deu uma arma poderosa que pode destruir as fortalezas do inimigo da igreja. A arma da oração!!! Que o Senhor te abençoe e te guarde meu querido irmão. Paz, vida e graça sobre ti! 

29 de abril de 2018

Pastor Francisco Rosa
prfranciscorosa@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *