O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. (Gênesis 39:2)
A história de José, o filho mais novo do patriarca Jacó, é uma das mais belas narrativas da Bíblia. Esse Livro é cheio de belas histórias de homens e mulheres, na sua maioria pessoas comuns que nos deixaram uma grande legado. Aprendemos com José de que o “fundo do poço” não determina o final da nossa história e que lá, se chegarmos pode ser o verdadeiro começo da nossa vida.
Não vou narrar todo processo histórico aqui nessas poucas linhas, você que pegue a Bíblia e leia com fé, pois esse personagem tem muito a nos ensinar. Aprendo com José que preciso manter-me de pé em todas as áreas da minha vida para que posso continuar vivo. É guardar a fé que fala da minha vida com Deus. É limpar a mente dos pensamentos negativos que são gerados pelas circunstâncias as mais desfavoráveis. É não deixar que os sentimentos da traição, no caso dele familiar, gerado pelo ódio de seus próprios irmãos, não nos mate na caminhada. É lidar com a dor com um pensamento de que algo está para chegar e que vai mudar a nossa vida. É desse jeito! Parece loucura, mas essa é foi a história desse homem. Quem sabe alguns “Josés” estejam lendo essas linhas e pensando de como será a vida daqui pra frente diante de tantas tragédias. Eu só posso te dizer uma coisa, a mesma que digo pra mim todas as manhãs: Hoje a minha vida vai prosperar, pois a mão do meu Deus está sobre mim. Há uma escolha diante de nós, a de nos entregarmos diante das adversidades ou de nos levantarmos e profetizar a vitória.
José tinha tudo pra ser uma pessoa amagurada com a vida e com todos; afinal a “derrota” começou dentro de casa. Deveria estar com muita raiva de Deus, o Grande Eu Sou na vida do seu povo. O que livra e ninguém impede. O que poderia ter feito um caminho diferente e sem dor. Contudo ele não se deixou vencer por nenhum sentimento negativo e destruidor. Ele olhou para todo o processo e reconheceu que era tudo real, mas decidiu com a sua fé escrever uma história de sucesso.
O grande segredo não é que ele começou a aprender depois que foi jogado no poço, depois de vendido pelos irmãos ao mercadores;depois que chegou ao Egito, depois da prisão. Não! Ele já era resolvido dentro dele. Ele já estava de bem com a vida desde que nasceu e aos dezessete anos quando cuidava das ovelhas de seu pai e ao mesmo tempo olhava o mal comportamento dos seus irmãos que não gerenciavam bem os negócios da família, decidiu ser diferente. José começou a escrever a sua história ainda adolescente. Isso não é padrão cronologico. Uns começaram cedo como José; outros começaram “tarde” como o seu bisavó, o patriarca Abrãao. Em algum momento a vida nos convidará a começarmos a escrever a nossa história de maneira diferente e com determinação. José lá no Gênesis capítulo 37 é um sonhador. Ele disse que teve um sonho. Falou de si mesmo e da visão que tinha da vida pois sabia que cresceria em seu processo histórico. Também falaram que ele era um sonhador. “Lá vem aquele sonhador! “, diziam uns aos outros. Gênesis 37:19. Isso como forma de zombaria. Homens que caminham com Deus são homens que sonham e que vão aprender a pagar o preço por isso. Não se assuste se te chamarem de sonhador.
Estamos vivendo esses dias terriveis da Pandemia do Corona Vírus, e a economia mundial quebrando. Agora à pouco em um programa da TV anunciou que só nos Estados Unidos já foram mais de 26 milhões de demissões. O rombo só na economia italiana está em torno de 4 trilhões de reais. Claro que lá é a moeda Euro. Mais quatro trilhões é muito para uma economia poder se reerguer. No Brasil, nem se fala. É a questão da economia e a briga pelo poder. Mas, eu também vi uma materia que falava da produçaõ de pizza no Brasil que movimenta por ano mais de 20 bilhões de reais. O povo brasileiro gosta de pizza. Tudo acaba em … Também, vi a história de um jovem recluso na sua própria casa que aprendeu a fazer e a vender pizzas nesse momento de “cela”. Em poucos dias ele vendeu além do que imaginava e o reporter perguntou a ele: Depois da pandemia você vai parar de produzir ou vai continuar? Ele disse: Vou continuar! É um sonhador dentro da tormento. Essa é a diferença! E pra melhorar a questão o meu amigo Roberto Pinheiro me envia as fotos das gulosemas que ele faz e que pelas fotos parecem ser saborosas. Sei que ele é um excelente fotográfo, mas depois da pandemia irei visitá-lo e tirar as minhas dúvidas quanto a esse lado da culinária. É outro sonhador que continua escrevendo a sua história e que não desiste diante dos “poços” dos “buracos” que venham surgir.
Talvéz aquele jovem das pizzas e o Roberto, tenham escutado: Não é hora para fazer nada. Não é hora pra sonhar, é hora só de chorar. É hora do corana virus. Penso eu que o grande José preferiu ser surdo pra muita gente perto dele. Até gente boa, mas sem fé e coragem. Se você que escrever a sua história vai ter que aprender a ignorar muita gente. Muita mesmo. Gente que parou, que estagnou todo o seu processo e que não suporta ver e ter um sonhador por perto. Ou você ignora ou eles te “matam”. José escolheu ficar vivo e meteu o pé. Correu daqueles que desejavam impedir os seus sonhos.
O texto diz que o Senhor estava com José e tudo o que ele fazia prosperava. Tudo passou a dar certo na vida de José, até que … Foi provado, mas já sabia o que queria da vida e deu a volta por cima saindo da cadeia para se assentar na cadeira abaixo da cadeira de Faraó. Deus está ao lado de uma homem, de uma mulher, de um jovem e até mesmo de uma criança que é um sonhador. Que tem algo dentro de si guardado e que não tem medo de escrever a sua própria história. Deus não anda ao lado de pessoas sem atitudes. Não! É só ler toda a Bíblia. Ele sabe que pode contar somente com aqueles que apesar de toda dor e todo medo e tantas outras coisas, não se rendem e não ficam chorando a vida. Esse foi o segredo da vitória de José . Deus viu nele coragem diante do medo e de tantos questionamentos. Deus viu os sonhos no coração daquele jovem que se tornou homem de verdade em terra estranha e prosperou em tudo. E deixa eu falar aqui que essa properidade em primeiro plano foi algo transformador na alma de José ao ponto de estar confiante de que tudo daria certo e que Deus estava conduzindo a sua história. A maior prosperidade é a certeza da presença de Deus.
José já passou e nos deixou essa grande história de superação em escrever a sua prória história. Agora é o meu, o teu, o nosso momento. Não vamos nos render diante do atual quadro em que todo o mundo está mergulhado. Quero citar outro grande homem mais contemporâneo do que José; Martin Luther King Jr, o grande líder, o grande pastor batista. Ele pregava nos seus discursos contra os opressores dos negros americanos, e pela causa de igualdade dos direitos civis: Eu Tenho Um Sonho. I Have a dream! I Have a dream! Todo sonho tem o seu preço e um dia você saberá qual é, mas a vida nos convida diariamente a continuarmos escrevendo a nossa história. Que o poder do Alto esteja sobre nós. Amém!
Pastor Francisco Rosa
27/abril/2020 às 01:41 da madruga.