- RESILIÊNCIA
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” (Salmo 46:1-3)
O que é resiliência?
Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens. Resiliência possui diversos significados para a área da psicologia, administração, ecologia e física.
Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.
Resiliência na Psicologia
Na área da psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão seja qual for a situação.
A teoria diz que resiliência é a possibilidade do indivíduo de tomar uma decisão quando tem a chance de tomar uma atitude que é correta, e ao mesmo tempo tem medo do que isso possa ocasionar. A resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não funcionar bem sob pressão.
RESILIÊNCIA NA PERSPECTIVA BÍBLICA
Dentro da visão bíblica a resiliência é aplicada na caminhada com Deus todos os dias na perseverança da fé diante dos obstáculos que vão surgindo. É buscar em Deus a solução para todos os problemas que nos rodeiam. É não entregar os pontos e crer que há uma saída para todos os problemas. Temos muitos personagens bíblicos que superaram as mais diversas situações em todas as esferas da vida. Na família, no governo, no trabalho, etc. Eles tiveram que exercer a resiliência. Vamos ver alguns e como se comportaram.
Jó exemplo que paciência. Até os profetas que viveram depois de Jó o citaram:
“Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que Deus lhe deu; porque o senhor é muito misericordioso e piedoso.” (Tiago 5: 10 e 11)
“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” (Jó 42:10)
Vemos na vida de Jó o exemplo de paciência. Isso é resiliência.
JOSÉ EM CATIVEIRO.
José é o meu personagem bíblico preferido. Quando leio sobre a sua vida, fico impressionado com a sua fidelidade, e procuro me comparar com ele, depois desisto, porque talvez não suportaria as provas que ele passou. Vamos procurar lembrar sua vida, e como ele desenvolveu a resiliência: Desde cedo, na casa de seu pai, fora odiado pelos seus irmãos. Depois foi jogado num buraco.
“Lá vem aquele sonhador!”, diziam uns aos outros.
“É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos. “
(Gênesis 37:19,20)
Depois disso, como provisão divina para não morrer naquele buraco, fora vendido pelos irmãos e chegou ao Egito como escravo. Tinha determinação e acabou indo trabalhar na casa de um oficial de Faraó. Foi atacado pela mulher do seu senhor e lançado na prisão. Lá na prisão o Senhor estava com José e ele ali mesmo prosperou. Saiu da prisão e foi parar no palácio do Rei do Egito como aquele que estava abaixo da voz de Faraó. O segredo na vida de José? Não perdeu o foco, ter planos e projetos mesmo que tudo pareça perdido é fundamental para se manter vivo. Diga que você está vivo e que está planejando. Faça acontecer!
“Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.”
(Gênesis 45:5)
Apóstolo Paulo
Esse homem foi um exemplo de superação em tudo para continuar seguindo no seu ministério de anunciar a Cristo. Quais foram as expressões de impacto deste homem? “Cinco vezes recebi dos judeus 39 açoites.” II Cor. 11:24. “Três vezes fui açoitado com varas” V. 25 . Ler os versos 26 a 28. Em Filipenses 4.11-13 encontramos: “Não digo isto por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”A capacidade de Paulo não era um traço hereditário. Ele mesmo disse: “Aprendi” Sem contar que ele estava preso quando escreveu sobre a alegria. Grande homem de Deus foi Paulo! Na nossa caminhada com Deus seremos provados, mas isso será para o nosso desenvolvimento e crescimento. Não podemos e não devemos parar no meio do caminho. Prá frente a cada situação adversa é o que nos ensina a palavra de Deus.
Somos todos os dias convidados a permanecermos firmes naquilo que estamos construindo e naquilo que está sendo formado dentro de nós. A vida poderá nos reservar “certos” momentos, mas não podemos nos entregar ou ficar prostrados. Tudo o que Deus tem para a nossa vida é maior que nossas lutas. Vamos ser resilientes dando a volta por cima das lutas. Vamos continuar sonhando e fazendo a obra de Deus e a obra na nossa vida. O Senhor nos abençoe a cada dia e nos capacite. Amém!
Pastor Francisco Rosa
E-mail:prfranciscorosa@acreditevocevaivencer.com.br