Cuidado com a alta sabotagem …

Uncategorized

Cuidado com a alta sabotagem …

      Deus está nos convidando à uma vida de vitórias, de conquista e grandes realizações, mas diante desse convite apresentamos tantas desculpas e nossa vida sempre é a mesma. A alto sabotagem acontece dentro de cada um de nós e precisamos ter o cuidado diariamente, pois ela nos faz duvidar de tudo e de todos. Primeiro duvidamos de Deus e da sua Palavra; depois duvidamos dos outros que estão ao nosso lado na caminhada (mesmo sabendo que não podemos confiar em todos) e não acreditamos nem um pouquinho em nós mesmos. Isso é alto sabotagem.

       A alta sabotagem acontece quando os nossos pensamentos se tornam pessimistas, negativos e duvidosos. Pensamentos cheios de vícios que diariamente vão impregnando a mente com toda carga de negatividade.

       Não estamos aqui dizendo que a vida é só feita de vitórias, mas que dentro de cada provação há algo de bom. Sim, há algo de bom! Por mais que isso soe esquisito há uma benção nas mais terríveis batalhas que possamos enfrentar. Deus está gritando a tua vitória, a tua benção, a tua saúde, a tua prosperidade. Ele como ninguém é o primeiro a sussurrar no teu ouvido que você é um grande vencedor. Ele está fazendo isso nesse exato momento enquanto você faz essa leitura. Não seja um sabotador. Lá no Bereshit, no Gênesis, no começo onde tudo era perfeito, é que começa a alto sabotagem. Adão se alto sabotou ao duvidar das palavras e do cuidado do seu Criador. As nossas trocas do certo pelo errado, da certeza pelas dúvidas, do paraíso pelo inferno, levam um certo tempo. Então, aquele que se alto sabota, um dia foi um príncipe de Deus que estava muito bem, mas que foi engodado, seduzido por outro poder, não aquele que vem do Trono de Deus, mas que nasce dentro de cada um de nós. A cobiça pelo poder. Um poder satânico e tirano que escraviza e mata aos poucos sem percebermos. O resultado disso: Desgraça e total destruição.

       O amor de Deus vai muito além dos nossos atos pecaminosos contra Ele. João 3:16 nos diz que: “Deus nos amou de tal maneira”, ou seja, não há palavras humanas que possa definir esse amor. Independente das nossas escolhas, nossos erros e todos os temores, Ele nos ama. Ouviremos a sua doce voz vindo ao nosso encontro, mesmo que estejamos no limiar das nossas forças e esperança.

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? (Gênesis 3:9) É como se Ele estivesse dizendo: Pare de se esconder, pare de fugir, de correr. Você só está se complicando mais e mais. Eu continuo passeando pelo Jardim e tenho o controle de tudo e de todos. Estou aqui para te ajudar e mudar tudo o que aconteceu. Eu continuo sendo o seu Deus, seu Pai, seu amigo. Eu não mudei. Eu te amo!

       O que se alto sabota corre o tempo todo, o dia todo. Precisa sempre arrumar uma desculpa, assim como fez Adão. “A mulher que tu me desde.” E Eva por sua vez também se une ao marido: “A serpente me enganou”. Uma das marcar na vida do alto sabotador é que todo mundo está errado e ele é o certo na história. Não assume a sua parte no enredo. Essa história não mudou nos dias atuais e continuamos colocando a culpa em Deus, no diabo. Nos inocentamos.

       A negatividade na mente daquele que se alto sabota é como uma erva daninha que aos poucos vai matando e sufocando a vida do indivíduo. É assim que o espírito da alto sabotagem vai minando o indivíduo e que se espalha rapidamente para outros belos jardins da mente. Se o indivíduo morresse sozinho, a história acabaria ali mesmo, mas o que se alto sabota vive todo o dia com o pé na cova e quer levar o maior número com ele. Deus está “gritando”: Onde tú estás? Quero te ajudar a sair dessa situação. Contudo a pessoa não consegue mais acreditar que a vida e as coisas possam ser transformadas. Certa vez me deparei com um “crente” que me fez a seguinte pergunta: Pastor, porque o senhor agora só sabe falar: Acredite, você vai vencer! Eu lhe respondi: Quer que eu fale agora nesse exato momento que você vai morrer, que você é um derrotado? Ele gaguejou, sem argumentos e ficou calado. Nesses dias, as pessoas estão assim: Sem alegria, sem esperança, sem fé, sem propósitos na vida. Preferem ficar chorando as desgraças do que se levantarem para um novo começo. Mais uma vez: Deus está “gritando”: “Onde estás?”

       É com muita tristeza que falo que o maior número de alto sabotadores está dentro dos lugares tidos como igreja. É a mais pura e triste realidade. Gente que vai fisicamente aos templos, mas que duvida do poder transformador do Espirito Santo de Deus. Gente que briga por cargos eclesiásticos, por poder, por tantas coisas. Mas, é gente que não crer mais em Deus. Tudo é difícil para essas tais pessoas que se alto sabotam diariamente e que trazem esse sentimento do inferno para a vida da igreja. Alguém já disse que o inimigo da igreja não é o diabo, mas alguns “crentes” que já morreram e não sabem. Gosto do texto de números 13 e 14 que fala sobre os 12 homens que foram espiar a terra de Canaã. Eles eram os 12 príncipes das tribos de Israel. Foram selecionados a dedo pelo líder Moisés.

       A visão física e geográfica dos 12 era a mesma em relação a todo território e toda riqueza do solo. Passaram quarenta dias infiltrados naquela terra e depois apresentaram-se diante de Moisés com suas palavras acerca de tudo o que tinham visto. (Números 13:27). Agora, eles sabiam que deveriam agir para a conquista da terra. Deveriam partir para as grandes batalhas, lutas, sangue e suor. Afinal, não há vitórias sem lutas. Dos doze espias, dez eram alto sabotadores e começaram a ver somente impossibilidades e esqueceram de que o Senhor já havia liberado uma palavra de conquista da terra de Canaã na vida dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Um dos sintomas na vida dos que se alto sabotam é o esquecimento da palavra de Deus. E isso gera todo sentimento destrutivo na alma. A pessoa passa a duvidar de Deus, não acredita mais na vida e se prostra diante dos desafios. Os dez espias com esse sentimento inflamaram o coração das tribos gerando uma rebelião contra o líder Moisés. “levantemos um capitão, e voltemos para o Egito.” (Números 14:4)

       Todo um projeto, todo um processo histórico que vinha sendo construído anos após anos vai sendo minado pelo sentimento de medo, vitimismo e inferioridade. Já haviam vencido tantas batalhas e estavam a “um passo do paraíso” e preferiram jogar tudo fora.

       Esse sentimento trás desgraças para a vida familiar, para a vida da igreja e para a vida de muitas empresas que precisam saber lidar com os sabotadores emocionais.

       A graça de Deus se manifesta através da vida de Josué e Calebe dizendo que apesar de toda palavra contrária, ainda há coisas boas reservadas para aqueles que perseverarem na fé e na obediência. “a terra é muito boa”. (Números 14:7). Deus está chamando a cada um de nós para algo maior do que aquilo que um dia planejamos. Não podemos deixar que nenhum sentimento, que nenhuma pessoa, por mais que pareça ser gente boa, venha nos impedir de viver o que Deus já preparou para nós. Não ouça a voz de ninguém, tampe seus ouvidos a eles e siga o seu caminho, a sua vida com Deus, o seu chamado.

       Poderemos ser visitados em alguns momentos por esses sentimentos ou por pessoas, mas não podemos permitir que elas fiquem em nossas vidas. É morte espiritual e sonhos perdidos. Não estou aqui dizendo que vamos fugir de todos. Não é isso! Todavia, é preciso guardar o coração, pois só assim continuaremos vivos.

       O Senhor Jesus Cristo nos disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33) Esse é o caminho da cura, das mudanças necessárias e dos recomeços, o ter bom ânimo. Um forte abraço e que todas as bençãos de Deus alcance a tua vida. Acredite, você vai vencer!

Pastor Francisco Rosa

28/novembro/2020     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *