A visão do homem e a visão de Deus

Uncategorized

A visão do homem e a ação de Deus

     Introdução: Nesta noite vos quero falar sobre aquilo que só Deus pode fazer nas nossas vidas. Quero pensar por alguns minutos com você o que a Palavra de Deus tem a nos ensina nos momentos em que somos conduzidos aos “nossos vales de ossos secos”.
     O contexto histórico no qual se encontrava o profeta Ezequiel: A cidade de Jerusalém foi tomada pelos babilônicos. Isso aconteceu no ano 586 a.C. Ezequiel era da linhagem sarcedotal e como tal esperava ser sacerdote do Deus eterno e servi-lo lá no templo que se encontrava em Jerusalém. Como sacerdote em Jerusalém ele teria uma vida mais confortável. E ainda tem gente pensando que Deus nos chamou para um cristianismo de conforto pessoal. É mentirosa a pregação dos nossos dias que tem levado o povo a procurar Deus pelo prazer da aquisição dos bens materiais ou das realizações pessoais. Podemos sim conquistar muitos bens e nos tornarmos realizados. Deus nos dá força e graça para tudo isso. Todavia, a caminhada com Deus está muito além desses desejos e realizações.
 Aqui começam as grandes mudanças na vida do homem que esperava exercer o seu ofício de sacerdote e que nem imaginava o que lhe aconteceria. É o confronto da visão humana com a ação de Deus. É muito difícil aceitar as mudanças que nos sobrevêm repentinamente.  Aquele que sonhava ser sacerdote se torna profeta, boca de Deus, e sacerdote em terra estranha, no cativeiro babilônico.
A nossa visão é muita limitada e por isso nos assustamos diante das adversidades; nos desesperamos e não sabemos como agir. Ficamos como que prostrados e deixamos de olhar para a saída que Deus já preparou para as nossas vidas. A ordem de Deus ao seu profeta na terra da babilônia foi a seguinte: “ Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo”. (Capítulo 2:1)
Tem gente que se prostrou de uma vez por todas. E Deus tá dando uma ordem mas ela já não tem mais forças para se levantar. Nada acontecerá em nossas vidas se continuarmos “sentados”. A ordem divina é: Levanta-te! Ficar olhando para os problemas é limitar aquilo que Deus quer realizar. A visão humana olha as impossibilidades, mas de Deus diz que algo está para acontecer mesmo que tudo pareça arruinado.
Deus conduz o profeta a um lugar inóspito e começa a mostrar o que pode ser transformado. Segundo estudiosos, essa visão do vale de ossos secos falava da restauração política de Israel em um futuro não muito distante. E sabemos que depois do cativeiro que durou cerca de setenta anos o povo começa a voltar e recomeça mais um ciclo de reconstrução em todas as áreas.
Na visão do profeta aquele lugar era um cemitério. Na visão do Deus soberano era um grande exército. (V.10) “… e se puseram em pé, um exército grande em extremo”. A visão que tivermos diante dos obstáculos é que vai determinar toda a nossa ação.
Na visão de Ananias, Saulo ainda era um perseguidor da igreja, mas na visão de Deus ele já era uma nova criatura, um vaso escolhido.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos d’Israel”. (Atos 9:15)

Deus faz uma pergunta ao profeta que ao nosso entendimento é muito difícil. Contudo, ele sabe tocar no profundo das nossas feridas internas. Ele conhece os nossos medos e angústias como ninguém.
“Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos”? Deus fez essa pergunta de forma proposital para ver a reação do seu profeta. Há momentos que Ele nos visita e nos faz algumas perguntas difíceis. Deus nos leva ao confronto com a realidade que está diante de nós. A realidade do profeta naquele momento era a do cativeiro que gerava tristeza dentro da sua alma. Qual é a sua realidade? Aos seus olhos pode ser enorme e sem solução. Pois é assim mesmo que nos sentimos diante dos nossos “cativeiros”. Quem sabe nesse momento, você esteja ouvindo a voz de Deus te fazendo alguma pergunta que pareça ser difícil e que vem te confrontar com a sua atual realidade. Lá no Éden, Deus perguntou a Adão: “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás”? (Gen. 3:9) O homem Adão estava perdido dentro dele, pois decidiu não obedecer mais a voz de Deus e pensou que podia se esconder de Deus. O pecado nos leva a nos esconder de Deus e de todos. Deus não abandonou o seu amigo, Ele veio ao seu encontro como fazia na virada de cada dia. A nossa atitude diante dos erros que cometemos é a mesma que tiveram os nossos primeiros pais. É a visão do medo e da punição. A consciência fala mais alto pois não há como esconder os pecados atrás de árvores. Deus virá ao nosso encontro e não importa o que tenhamos feito. Ele vai continuar a demonstrar a sua graça. A visão humana diante do pecado é da punição esse é o motivo pelo qual nos escondemos. A visão da Graça virá ao nosso encontro do jeito que estivermos. Tem uma palavra da graça de Deus para a tua vida meu querido irmão (ã), há uma palavra de Deus para você que entrou nesse lugar nessa noite e que está cansado de correr e de se esconder. Ouça a sua voz que pergunta: “Por acaso tornarão a viver esses ossos”? Confie no Seu poder restaurador.

A resposta humana diante da pergunta Divina – O profeta sentiu-se impotente e respondeu: “Senhor Deus, tu sabes”. A Bíblia na versão Viva nos diz: “Repliquei: Essa resposta só mesmo o Senhor pode dar”. Ele reconheceu que não podia resolver esse problema e ao dizer essa palavra reconhece a Soberania de Deus e a sua completa dependência D’Ele. Não tente resolver as coisas com a força do seu braço ou da sua capacidade intelectual pois o problema pode piorar. Reconheça a sua dificuldade em lidar com a situação e confie na provisão divina. Reconhecer a nossa incapacidade diante de certas situações que a vida nos proporciona não é sinal de fraqueza mas sim de sabedoria. Tem muita gente dentro da igreja que bate no peito e diz em alta voz: Eu faço e aconteço… Eu resolvo tudo sozinho… Eu sou o cara!!! Não tenha medo de reconhecer que você não sabe fazer as coisas. E não pense que Deus te escolheu para fazer todas as coisas. Não! Paulo o grande apóstolo dos gentios que era um homem super inteligente, diante de um problema que afetava sua vida nos ensina uma grande lição: E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de me não exaltar.
 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim”.
 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”. (2 Cor.12:7,8,9) Fico pensando quantas pessoas não conseguem mais viver para Deus devido a sua prepotência e arrogância. Deus sabia que por mais que Ezequiel recebesse as visões por ser ele um dos seus profetas, não teria como resolver ou responder a essa pergunta.

A ordem de Deus diante da resposta humana Deus levar o profeta a ação diante da visão da impossibilidade. O Senhor mandou o profeta abrir a sua boca e profetizar sobre os ossos secos. Agora Ezequiel se enche de coragem e ousadia e obedece a voz do Senhor é profetiza. Deus nos ensina que precisamos reconhecer que temos muitos problemas e que somos incapazes de solucioná-los sem a ajuda D”Ele. Contudo, nos ensina a tomar uma atitude de fé diante dos problemas. “Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor”. (V.4) Toda e qualquer situação que pareça ser insolúvel começa a ser transformada mediante a Palavra do Senhor. Vamos pensar de uma forma racional, humana: Era impossível! E aí que entra a fé que obedece a voz do Senhor. Ezequiel abre a tua boca e profetiza sobre esses ossos. Ficar calado diante da ordem do Senhor é impedir a benção de chegar e o milagre de acontecer. A visão humana sempre será limitada e falha. Somos cheios de questionamentos. A visão de Deus é que muda a nossa realidade e por mais absurda que pareça ser precisamos obedecê-la. Em João capítulo 11 Lázaro quase ficou no túmulo, mas havia alguém que ousou confiar na palavra do Senhor e tirou a pedra.

Nessa noite creio piamente que estamos ouvindo a voz do Senhor nos mandando profetizar sobre áreas da nossa vida que possam estar morrendo ou que já foram sepultadas há muito tempo. Ele é o Deus que restaura todas as coisas e é melhor profetizar a ordem do Senhor do que ficar chorando e resmungando o tempo todo. Há um milagre para acontecer nesse teu momento de cativeiro, mas abre a boca em oração e profetiza. Deus te levantou como voz profética nesses dias. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde em toda a nossa caminhada. Amém!
Pastor Francisco Rosa
Em 09 de julho de 2011 às 20:53
Mensagem para Domingo dia 10 de Julho  
Igreja Batista Missionária em Éden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *