É natal… Vamos celebrar!

Uncategorized

É natal… Vamos celebrar!


“Ora o nascimento de Jesus foi assim…”(Mateus 1: 18)

     Natal é a manifestação do amor e da graça do Eterno e Soberano Deus. Nessa época o nosso coração está mais sensível. Alegramo-nos, enfeitamos a casa, compramos e trocamos presentes. O povo de Deus se prepara para a tradicional Cantata de Natal. Nesse exato momento estou aqui digitando, mas posso ouvir os irmãos lá no santuário ensaiando com muita alegria. É difícil não se emocionar. Natal é a vida de Deus em nossa vida. É um belo momento cheio de oportunidades para mudarmos a nossa vida para melhor. Deus nos amou e por isso existe o natal. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

     Falar do natal é falar do mais importante acontecimento de todos os tempos. É falar do nascimento do Senhor Jesus Cristo. É o cumprimento da redenção do homem que está registrado no Gênesis 3:15. É Deus mostrando que ele tem o controle de todas as coisas e que a festa do Bereshith não acaba. Houve apenas uma “pausa” na música da eternidade e quando o dedo do Eterno toca no “play” a música recomeça e agora em outra dimensão. A dimensão da realidade dos homens. Ela atravessa os portais da eternidade e chega ao nosso mundo nos convidando a uma grande festa. Essa melodia entoada nos revela uma nova esperança e nos convida para um novo recomeço. A música nos fala da paz que será resgatada no coração dos homens. Isso só é possível porque nasceu e habitou entre nós o Príncipe da Paz. Isaías, o vidente, teve a visão do primeiro natal.“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. (Isaías 9.1-6)

     O texto bíblico diz: “Ora havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho”. (Lc 2:8) O texto também nos diz: “E no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens”. (Lucas 2:13-14) Alguém já disse que essa foi a primeira cantata de natal. Os anjos cantavam diante do trono do Eterno e agora eles são enviados a estarem cantando no mundo dos mortais. Isso é natal! É a continuidade da adoração a Deus mesmo dentro da nossa efémera realidade. O natal fala das coisas boas que podem nascer na nossa vida. Aponta para transformações que nem imaginávamos. Foi assim na vida daqueles simples pastores que seguiam a mesma rotina toda noite. Eram noites frias e de temor em relação ao rebanho que precisava de todo cuidado possível.

     A nossa existência corre o perigo de se tornar enfadonha, repetitiva e carregada de muitos temores. As noites frias no recôndito da nossa alma aos poucos vai roubado toda esperança e alegria. Somos uma sociedade de gente doente diante do peso da responsabilidade de ter que fazer as coisas acontecer. Nunca fugir das nossas responsabilidades e nem transferi-las para terceiros. Temos que assumir de verdade a nossa posição. Entretanto até isso vai nos matando e nos frustrando, pois muitas expectativas são criadas em torno de nós. A cobrança é a seguinte: Você não pode errar durante as “vigílias da noite”. Você tem que ser o melhor em tudo. Melhor pai, melhor esposo, melhor funcionário da empresa, melhor nas notas da escola. Ah, antes que esqueça: Você tem que ser o melhor pastor, se não… Não quero me justificar, mas é que tem umas cabeças que não conseguem fazer a interpretação certa por isso digo novamente: Não podemos fugir dessas responsabilidades. Isso é a dinâmica da vida. Contudo, não precisamos ficar prostrados diante dos erros. Temos o direito de nos levantarmos. As nossas “noites de vigílias” é a continuidade das noites da desobediência do Éden. A noite de Natal, o canto dos anjos, vem nos falar de um novo momento, de uma nova Era na vida dos homens. A Era do amor de Deus manifesto na pessoa do Filho Amado.

     Como deveria estar o coração daqueles homens naquela que parecia ser mais uma noite como as demais? Teriam alguns deles deixado em casa um filho doente precisando de cuidados médicos? Será que havia um problema conjugal para ser resolvido no dia seguinte? Que angustias estavam naqueles pobres corações? Talvez a mesma que abate a mim e a você. Uma coisa é certa: Aquela noite seria a noite da redenção na vida daqueles pastores. O segredo escondido na eternidade lhes foi revelado em primeira mão. Foi a noite em que o medo teve que dar lugar a coragem. Foi a noite em que a tristeza foi substituída pela alegria. Foi a noite em que a glória do Deus Eterno cercou de resplendor a vida daqueles homens. E quando o Eterno nos visita é sinal de que tudo vai mudar. É impossível que o medo e tudo o que nos faça sofrer não seja expelido de dentro de nós, diante da manifestação da glória de Deus. “Eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo do Senhor lhes disse: Não temais, porque eis que vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lc 2:9-11)
      Tem muita gente boa que está dentro da igreja, mas renderam-se de vez as “vigílias da noite”. Gente que pensa que tudo acabou e que nada mais vai acontecer no palco da sua existência. Gente que perdeu a vontade de viver e que já se acostumou a viver a mesma vida de sempre. São estrelas apagadas na enorme dimensão desse lindo céu chamado vida. Todos nós passamos por diversos momentos de tristezas e dor. Não estamos isentos das tribulações da vida. Entendo bem disso! É natal e ele fala do poder de Deus em Cristo Jesus. O natal nos convida a abrir a nossa boca e profetizar boas novas. A abrir os nossos olhos e ouvidos para o novo de Deus. Ele diz que você é capaz de realizar coisas grandiosas. Natal é levar esperança aos que estão sem nenhuma motivação para viver. Natal é a proclamação da alegria e da paz. Natal é a bondade de Deus aos homens, então comece a cantar a alegria que ele transmite.

     Fomos visitados pelo Deus eterno e sendo assim, não há mais motivos para estarmos calados. Precisamos fazer alguma coisa para que essa mensagem chamada Natal alcance outros corações que estejam sedentos e famintos por Deus. O texto bíblico nos diz que aqueles simples guardadores de ovelhas não se conformaram em ficar com a grande e maravilhosa mensagem do nascimento do Salvador, só para eles. Eles se animaram e fortaleceram uns aos outros e: “… disseram os pastores uns aos outros: Vamos pois até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber”. (Lc 2:15) O natal nos convida a sair da condição de coitadinhos, de vitimas do sistema e nos convida a algo bem mais elevado. Eles decidiram mudar suas vidas e suas atitudes naquela noite de resplendor. Não pode existir natal sem mudança de vida e de comportamento. Diante da mensagem que o natal nos apresenta não pode haver mais lugar para aquilo que é velho. Estou falando de hábitos que nos afastam de Deus e do próximo. Tem que haver uma metamorfose completa. Natal fala de vida cristã de compromisso com Deus e testemunho. Natal não é euforia e coisa séria.

     “Vamos, pois, até Belém…” O significado do nome Belém é: casa de pão. Lá eram produzidos os melhores pães. Pão fala de vida, de forças sendo renovadas dia após dia. Ali estava, na simples manjedoura, em Belém, o verdadeiro Pão da vida. E todo aquele que se alimenta d’Ele terá vida. Os homens esqueceram-se da “manjedoura” e do alimento que ela acolheu. Esqueceram se do Deus vivo. Por isso há tanta morte e tanta desgraça na vida da nossa sociedade. Apesar de tudo isso, ainda há esperança e o natal fala disso. Ainda há alimento que sacia a nossa “fome”.

     Quando se vai a “Belém” as coisas mudam completamente. Os pastores tiveram pressa. “E foram apressadamente…” (Lc 2:16) Eles entenderam a mensagem de Deus e agiram de imediato. Essa pressa é saudável. Não deixaram para o dia seguinte ou para o próximo mês. Tem gente que Deus está falando de forma direta e ainda querem sinais. É para agir! Como dizia o comercial da Nike e o pastor Paulo Vicente Ferreira gostava de citar: Just do It! Faça! Eles foram e começaram a divulgar a palavra a ponto de os corações que a ouviam se maravilharam. Que texto lindo é esse! Eles tiveram suas vidas impactadas na celebração do primeiro natal. Diz-nos o texto que eles voltaram para as suas atividades renovados e louvando a Deus. “E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito”. (Lc 2: 20) O nascimento de Jesus foi o anuncio do anjo do Senhor aos pastores naquela noite diferente de todas. Eles saíram para proclamar a mensagem e voltaram com muita alegria. Quantos profetas, homens e mulheres de Deus estão moribundos, abatidos, pois deixaram de proclamar as Boas novas de Salvação. Ei, você que possa estar lendo essas palavras! Levanta-te, agora! Vá até “Belém”! Alimenta-te do Pão da Vida, pois ainda tem muita coisa para você realizar para você, para Deus e para o teu próximo.

     Eu estou aqui chorando pelo poder dessa Palavra. Há momentos que a gente pensa que tudo acabou e que as “noites frias” não cessarão. São aquelas noites que a gente até pensa em desistir de tudo. Quero ser verdadeiro. Chega de religiosidade. A gente pensa mesmo! Todavia, lá da sua morada Eterna Ele que tem o controle de todas as coisas, está nos olhando e dizendo: “Filho essa tua “noite” vai ser diferente e você terá uma nova história para contar”. Aqueles pastores voltaram com um sorriso no rosto, entoavam um novo cântico e glorificavam a Deus. Era o primeiro Natal celebrado entre os céus e a terra.

     Não permita que nada atrapalhe você de celebrar o Natal. E sabemos que o verdadeiro significado do Natal é o Senhor Jesus Cristo. Natal sem ele pode ser tudo menos natal. E também, não fique por ai procurando os “monstros” do natal. Tem uma galera que espera chegar dezembro para derrubar a árvore de natal, matar as hienas, prender o bom velhinho. Eles “conseguem encontrar” demônio em tudo. Amados, não navegue nesse barco é furada. Deixa isso de lado. Perdemos tempo com essas coisas e deixamos de adorar a Deus. Reúna a sua família, chame os seus amigos, prepara aquela mesa. Que delícia! Quer o meu telefone? Faça a festa! Agradeça pela salvação em Cristo Jesus. Agradeça a Deus por sua vida e por sua família. Profetiza uma boa palavra na noite de natal. É uma boa oportunidade para um recomeço. A minha oração é que o Senhor te abençoe a cada dia, te guarde e te dê a paz. Feliz Noite de natal… É Natal vamos celebrar!!!


Pastor Francisco Rosa

prfranciscorosa@hotmail.com

(Do gabinete da IBAME)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *